ENCONTROS, DESENCONTROS, REFLEXÕES....

ENCONTROS, DESENCONTROS, REFLEXÕES....
"And they actually believed it all!"

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Panis Et Circenses...



Sabe, estava pensando sobre as eleições desse ano. Recebi alguns e-mails elogiando alguns candidatos, detonando outros. Recebi até um que fazia uma analogia com aquela história da “escolha de sofia”. Sabe aquela mãe judia que teve que fazer a escolha entre um dos filhos, para ser executado por um soldado nazista, enfim...
Mas nem tudo é drama. Tem gente que se diverte como o lado cômico de tudo isso, e querem transformar o processo em uma verdadeira palhaçada, literalmente.
Nas eleições municipais passadas, em Manaus, o popular “PALHAÇO GOIABADA” usou seu nome profissional para concorrer a uma vaga na Câmara, e ainda teve uma “expressiva” votação de pouco mais de quatrocentos votos.
Pois é, em São Paulo o Tiririca, é isso mesmo, aquele da “FLORENTINA, FLORENTINA”, agora é candidato pelo Partido da República (PR), à Deputado Federal. Em seu programa eleitoral, Tiririca não apresentou nenhuma proposta, mas em um de seus vídeos usa sua falta de experiência política para pedir o voto. "O que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", afirma. Seu slogan seria cômico se não fosse trágico: "Vote no Tiririca, pior do que está não fica".
Pra não falar nos palhaços que não usam maquiagem ou oficialmente não exercem a profissão.
Mas no Brasil, temos de um tudo. Muitas opções mesmo. Humoristas, ex-prostitutas, modelos, personalidades "estrangeiras", atletas, cantores habitantes das regiões abissais do ostracismo e pessoas dos mais diversos setores da sociedade, Que vão de notórios ladrões profissionais dos cofres públicos até os que pretendem sê-lo, em um universo de 20.335 candidatos para as eleições do próximo dia 3 de outubro.
Outra boa opção, vem do Rio de Janeiro. É a candidatura da ex-prostituta Gabriela Leite, que pelo menos diz ao que veio. Com o slogan de duplo sentido "UMA PUTA DEPUTADA", a de 58 anos, é candidata a deputada federal pelo Partido Verde (PV), e com um discurso franco, critica expressões politicamente “corretas”, como "profissionais do sexo", pois considera que servem para esconder preconceitos sociais.
Gabriela, fundadora da ONG DAVIDA, dedicada à prevenção da Aids e defesa dos direitos das prostitutas, que reúne 4.500 mulheres no estado do Rio, e da marca DASPU, de roupas para garotas de programa, também é autora de um livro sobre sua vida.
Digo que essas são boas opções, pois penso que o eleitor não está sendo ludibriado em mais um estelionato eleitoral.
Voltando a nossa realidade local, os campeões de votos por aqui, são os apresentadores dos programas sensacionalistas que poluem nossas tardes com a exploração da pobreza alheia. Verdadeiros paladinos da justiça, que se travestem de campeões da moralidade, para ludibriar a população, como sendo os verdadeiros salvadores da Pátria. A população coitada, desinformada e precisando de uma tábua de salvação, sem ter a quem recorrer, é em sua grande maioria, sumariamente enganada por esses falsários, que na verdade, além de não terem como resolver os problemas da sociedade, por serem de ordem estrutural, não tem interesse real nessa resolução, pois não teriam mais a bandeira que os elegeram, se tudo fosse realmente para o seu eixo.
Portanto, acredito que ainda iremos ter por algum tempo nos representando em nossas casas legislativas e em outros poderes, muitos Tiriricas da vida, Mulheres Melões, Cantores falidos, Atletas decadentes, etc. Vai ver é por que nós merecemos mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário