ENCONTROS, DESENCONTROS, REFLEXÕES....

ENCONTROS, DESENCONTROS, REFLEXÕES....
"And they actually believed it all!"

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A CENSURA À IMPRENSA DE MANAUS - Por Serafim Corrêa

O Ex-prefeito Serafim Corrêa publicou hoje em seu Blog, o texto intitulado: "A CENSURA À IMPRENSA DE MANAUS", o qual resolvi, também publicá-lo, até mesmo por questões de Utilidade Pública:




"No debate da TV Amazonas o Alfredo pediu ao Governador Omar Aziz que explicasse ao povo sobre um inquérito policial no qual ele é investigado pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, contra a ordem tributária e formação de quadrilha. Ele respondeu que aquilo não existia.

No dia seguinte os jornais estamparam: “ALFREDO MENTIU”, diante da informação dada pela assessoria do Governador após o debate de que a Polícia Federal havia arquivado o inquérito.

Ora, é elementar que a Polícia investiga, mas só quem pode pedir arquivamento de inquérito é o Ministério Público e só quem arquiva é a Justiça. O mínimo que se esperava do bom jornalismo era que o Ministério Público fosse ouvido. Os jornais de Manaus não buscaram ouvir o MP.

Foi a Folha de São Paulo que foi lá. E o Ministério Público confirmou: o processo existe e está tramitando. De imediato a notícia foi postada no site da Folha. Em seguida, a matéria ganhou as redes sociais, em especial o Twitter.

O que se esperava, a partir daí? Que os jornais de Manaus buscassem as informações junto ao MP já que, no mínimo, tinham sido induzidos a erro pela assessoria do Governador. E até creio que buscaram.

Hoje, no entanto, nenhuma linha sobre o assunto. O mínimo que se esperava, principalmente dos que dizem prezar a liberdade de imprensa, era um “ERRAMOS”.

No entanto, hoje o que temos nos jornais é o mais tumular silêncio sobre o assunto. Nenhuma linha.

Qual é a conclusão das pessoas?

Vivemos numa ditadura civil onde não há liberdade de imprensa. Ou será que alguém tem dúvidas da ação de forças ocultas no sentido de primeiro publicar uma mentira e depois impedir a publicação da verdade?

Para romper essa censura, publico abaixo a matéria da Folha de São Paulo e a tela do sistema da Justiça Federal que mostra os autos do inquérito sendo encaminhados ao Ministério Público sem que, em seguida, tenha havido qualquer movimentação, o que confirma a existência do processo e a sua tramitação, sem que tenha havido arquivamento."


Mais uma vez, paira no ar a impressão que imprensa local é tendenciosa e está totalmente à serviço do "Poder" e da Máquina Estatal...

Cabe ao eleitorado dar a devida resposta no próximo dia 03 de outubro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário